Atualizado 13h19 Quinta, 22 de agosto de 2013   |   Política de privacidade   |   Anuncie   |   Quem somos   |  
Logo JBWiki Logo JB Publicar Conteudo


O JBWiki! é um jornal online participativo, quem escreve é você!

Como funciona
1 Se você já tem cadastro, sua matéria é publicada na hora em pendentes
Cadastre-se
2 Se você não tem cadastro e quer enviar uma matéria, ela só é publicada depois de aprovação
Enviar matéria sem cadastro

Posts com vídeos

Tatuagem (Chico Buarque)
Publicado em 28/02/2012 pelo(a) wiki repórter Júlio Ferreira, Recife-PE
Guantanamera (Los Sabandeños)
Publicado em 28/02/2012 pelo(a) wiki repórter Júlio Ferreira, Recife-PE
O Artista (Trailer Legendado)
Publicado em 28/02/2012 pelo(a) wiki repórter Júlio Ferreira, Recife-PE
Economia

Programa espacial boliviano

1124 acessos - 4 comentários

Publicado em 12/02/2010 pelo(a) Wiki Repórter Jony Santellano, São José dos Campos - SP





O governo boliviano criou em 10 de fevereiro a Agência Bolivariana Espacial – ABE – para coordenar o desenvolvimento e lançamento do satélite Tupac Katari, o primeiro a ser lançado pela Bolívia. - Foto: Plano Brasil / Defesa, Tecnologia, Inovação e Soberania.
O governo boliviano anunciou no dia 10 de fevereiro a criação de uma agência espacial - ABE (Agência Bolivariana Espacial) - destinada a tratar da construção e lançamento do primeiro satélite artificial do país ao espaço. O satélite denominado "Tupac Katari" será desenvolvido e lançado por um projeto coordenado por técnicos chineses com investimento inicial previsto de US $ 1 milhão. Os recursos para o programa serão provenientes principalmente da exploração o gás boliviano.

A ABE deverá funcionar inicialmente na capital La Paz e promoverá a transferência de tecnologia, a formação de recursos humanos especializados e a aplicação de programas de comunicação por satélites para as áreas da defesa, educação, medicina, e meteorologia. O nome escolhido do satélite -Tupac Katari - é uma homenagem a um dos líderes do movimento pelos direitos indígenas no século 18 na Bolívia, que é muito admirado no país.

Em setembro de 2009, o presidente boliviano Evo Morales foi até a Suíça para tratar de detalhes das negociações já adiantadas com a China para a construção e lançamento de um satélite próprio. O presidente buscava na sede da União Internacional de Telecomunicações (UIT), entidade da ONU localizada em Genebra, garantias de que a Bolívia teria direito a uma órbita satelital.

Ocorre que a Bolívia não pagava as devidas contribuições financeiras a UIT desde 1955 e a suas dívidas já estavam em torno de US $ 4 milhões. Na ocasião, Evo Morales prometeu o pagamento dos valores atrasados e também declarou aos executivos da UIT que a Bolívia precisa estabelecer uma melhor conexão de telecomunicações no seu território. Apenas com um satélite próprio o país poderia atender as demandas nesse setor.

De acordo também com afirmações do presidente Evo Morales, com um programa nacional de satélites a Bolívia deixaria de depender de satélites de outros países como o Brasil para a observação do seu território. O website especializado Infodefesa divulgou um comentário com a previsão que o contrato para o desenvolvimento do satélite boliviano pela China seja firmado até o final de março próximo e o lançamento do satélite previsto para três anos após a assinatura do contrato.


FONTES:

- Jornal "O Globo", 11/fevereiro/2010. ("Corrida espacial", p. 26).

- Jornal "O Estado de São Paulo", 15/setembro/2010. ("Evo quer compara satélite chinês", reportagem de Jamil Chade, p. A13).

- Tupac Katari: Comitiva chinesa na Bolívia, 12/01/2010. Disponível em: http://pbrasil.wordpress.com/2010/01/12/tupac-katari-comitiva-chinesa-na-bolivia/

- Bolívia crea su própria Agencia Espacial para gestionar el proyecto de su primer satélite, 12/02/2010.
Disponível em:
http://www.infodefensa.com/lamerica/noticias/noticias.asp?cod=2160&n=Bolivia-crea-su-propia-Agencia-Espacial-para-gestionar-el-proyecto-de-su-primer-sat%E9lite-

- Uma delegación china visita a Bolívia para avanzar em el proyecto de um satélite. Disponível em: http://www.infodefensa.com/lamerica/noticias/noticias.asp?cod=2111

- Tupac Katari - Disponível em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Tupac_Katari

- União Internacional de Telecomunicações - UIT - Disponível em:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Uni%C3%A3o_Internacional_de_Telecomunica%C3%A7%C3%B5es


Reporte abuso COMPARTILHE No Twitter No Facebook

Todos deste(a) repórter

Publicado pelo(a) Wiki Repórter
Jony Santellano
São José dos Campos - SP



Comentários
01
Reporte abuso
jonnhy
são paulo 25/12/2010

sou boliviano trabalho ra rockwell automation atual fabricante do onibus espacial americano e voce quem é pra duvidar dos outro.


 
02
Reporte abuso
SPOCK
São paulo 13/02/2010

Aqueles mastigadores de coca não têm capacidade para manter um satélite artificial em órbita. Cálculos em dinâmica aeroespacial não se faz com umas poucas cabeças. É coisa pra peixe grande.


 
03
Reporte abuso
flipe
Belo Horizonte 12/02/2010

O Evo e os outros deveriam fazer mais isso, investir. Quem tem satélite em órbita é deus na terra. Mas daqui a pouco vão tratar o Evo como o Ahmadinejad, o único País que usou bomba atômica, repleto de bombas atômicas prontas para uso, dizendo que a amaeça é quem está construindo e não eles próprios, que já as tem pronta!


 
04
Reporte abuso
flipe
Belo Horizonte 12/02/2010

E obviamente os gringos ficam loucos da vida. Primeiro, a ameaça a eles é os países não dependerem mais deles; segundo, pelo fato de a ideologia do evo ser de esquerda. Não demora dizerem que irão monitorar isso para assegurar a "soberania e segurança do povo americano".


Faça seu comentário - nome e cidade são obrigatórios
 caracteres restantes
Digite o código para validar o formulario

Trocar imagem
Quero ser inserido sempre que este autor inserir um novo post
Quero ser inserido sempre que um comentários for inserido neste post

Se você é um wiki repórter, faça o login e seu comentário será postado imediatamente.
Caso não seja, seu post entrará na lista de moderação de BrasilWiki!
Use a área de comentários de forma responsável.
BrasilWiki! faz o registro do IP (número gerado pelo computador de acesso à internet) de usuários para se proteger de eventuais abusos.
Ao selecionar acompanhar comentários do post ou post do autor, é obrigatório o preenchimento do campo email e não é necessário fazer o comentário.


©1995 - 2013. Brasil Mídia Digital

jb.com.br