Atualizado 13h19 Sexta, 23 de agosto de 2013   |   Política de privacidade   |   Anuncie   |   Quem somos   |  
Logo JBWiki Logo JB Publicar Conteudo


O JBWiki! é um jornal online participativo, quem escreve é você!

Como funciona
1 Se você já tem cadastro, sua matéria é publicada na hora em pendentes
Cadastre-se
2 Se você não tem cadastro e quer enviar uma matéria, ela só é publicada depois de aprovação
Enviar matéria sem cadastro

Posts com vídeos

Tatuagem (Chico Buarque)
Publicado em 28/02/2012 pelo(a) wiki repórter Júlio Ferreira, Recife-PE
Guantanamera (Los Sabandeños)
Publicado em 28/02/2012 pelo(a) wiki repórter Júlio Ferreira, Recife-PE
O Artista (Trailer Legendado)
Publicado em 28/02/2012 pelo(a) wiki repórter Júlio Ferreira, Recife-PE
Economia

Belo Monte: sonho ou pesadelo?

1107 acessos - 0 comentários

Publicado em 02/02/2010 pelo(a) Wiki Repórter Osterno, São Paulo - SP



O empreendimento dos sonhos do governo e de alguns megalomaníacos e o pesadelo das pessoas conscientes. Durante grande parte da minha vida, estive envolvido com a construção de grandes empreendimentos hidrelétricos, entre eles, alguns dos maiores do País. Defendo, portanto, não só o tipo de energia, como também a exploração adequada dos potenciais disponíveis, dentro da necessidade e da análise crítica da relação custo benefício.

Neste contexto, vários empreendimentos, já concluídos e em operação comercial, produziram grandes discussões, que se mostraram importantes até para confirmar que, a despeito de características contraditórias, alguns, só foram concluídos pela necessidade extrema e pela visão ainda precária, no período, das questões ambientais, da irreversibilidade das construções, no estágio em que se encontravam e da adaptação dos empreendimentos à legislação, independentemente de seu projeto original.

Assim, não consigo entender, sobre quais parâmetros, foi analisada e viabilizada a licença prévia para o projeto da Usina Hidrelétrica Belo Monte, no rio Xingu, no Pará. A propagada e mentirosa geração de 11 milhões de quilowatts tão enfatizada na mídia se refere à potência instalada. A verdade é que a usina poderá gerar, em média, 4,8 milhões de quilowatts, que é o suportado pelo regime hídrico do rio, nesta configuração de projeto.

Seguindo este exemplo, muitas outras informações não correspondem a uma relação custo-benefício interessante. Observem o custo divulgado de um empreendimento como a Usina Santo Antônio ou Jirau, no rio Madeira, e comparem com o custo divulgado da Usina Belo Monte. O empreendimento está orçado, inicialmente, em R$ 30 bilhões, que significa um custo superior a US$ 2,7 mil, por quilowatt instalado.

Sem contar, ainda, o custo e a extensão da linha de transmissão, ou a linha que permitirá a interligação com o sistema integrado, que não foram divulgados. No momento em que o País tenta viabilizar empreendimentos assim, temos a certeza de que não se pensa no futuro como desenvolvimento. Precisamos urgentemente de meios para diversificar a matriz energética e não ficarmos reféns do regime pluviométrico.

O país de dimensões continentais precisa de fontes de geração diversificada e pontos de geração estratégicos para nos eximirmos da problemática dependência do funcionamento preciso do sistema de transmissão interligada e da possibilidade dos apagões, por ação de raios invisíveis. Precisamos, enfim, de competência, seriedade e profissionalismo na análise desses empreendimentos, para permitir que predominem os interesses maiores da nação em busca de desenvolvimento.


Reporte abuso COMPARTILHE No Twitter No Facebook

Todos deste(a) repórter

Publicado pelo(a) Wiki Repórter
Osterno
São Paulo - SP



Faça seu comentário - nome e cidade são obrigatórios
 caracteres restantes
Digite o código para validar o formulario

Trocar imagem
Quero ser inserido sempre que este autor inserir um novo post
Quero ser inserido sempre que um comentários for inserido neste post

Se você é um wiki repórter, faça o login e seu comentário será postado imediatamente.
Caso não seja, seu post entrará na lista de moderação de BrasilWiki!
Use a área de comentários de forma responsável.
BrasilWiki! faz o registro do IP (número gerado pelo computador de acesso à internet) de usuários para se proteger de eventuais abusos.
Ao selecionar acompanhar comentários do post ou post do autor, é obrigatório o preenchimento do campo email e não é necessário fazer o comentário.


©1995 - 2013. Brasil Mídia Digital

jb.com.br