Atualizado 13h19 Quinta, 22 de agosto de 2013   |   Política de privacidade   |   Anuncie   |   Quem somos   |  
Logo JBWiki Logo JB Publicar Conteudo


O JBWiki! é um jornal online participativo, quem escreve é você!

Como funciona
1 Se você já tem cadastro, sua matéria é publicada na hora em pendentes
Cadastre-se
2 Se você não tem cadastro e quer enviar uma matéria, ela só é publicada depois de aprovação
Enviar matéria sem cadastro

Posts com vídeos

Tatuagem (Chico Buarque)
Publicado em 28/02/2012 pelo(a) wiki repórter Júlio Ferreira, Recife-PE
Guantanamera (Los Sabandeños)
Publicado em 28/02/2012 pelo(a) wiki repórter Júlio Ferreira, Recife-PE
O Artista (Trailer Legendado)
Publicado em 28/02/2012 pelo(a) wiki repórter Júlio Ferreira, Recife-PE
Economia

Os cuidados na aquisição de imóvel na planta

1697 acessos - 0 comentários

Publicado em 19/01/2010 pelo(a) Wiki Repórter Silvia, São Paulo - SP



*Dra. Magaly Soana

A oferta de imóveis à venda na planta está cada vez maior, motivado pelo farto acesso ao crédito e bom momento econômico vivido no País, mas os adquirentes devem tomar muito cuidado na aquisição deste imóvel.

O primeiro passo para uma boa compra é não se precipitar, olhar com calma a proposta e as condições de pagamento/financiamento, afinal de contas, neste momento onde a emoção fala mais alto do que a razão os compradores não orientados fecham o negócio já no Plantão de Venda. Muitas armadilhas têm tirado o sossego dos compradores e quase todas podem ser resolvidas por ocasião da compra e assinatura do contrato. O método de resolver é exigir alteração das cláusulas no momento da compra. Um exemplo destas armadilhas e quando ocorre a apuração do saldo devedor por ocasião da entrega das chaves, momento em que o comprador pode optar em financiar pelo banco, pela construtora ou pagar a vista.

Em qualquer que seja o caso ele acaba sendo lesado. Isto porque tem sido comum as construtoras aplicarem a dupla correção no preço de venda, ou seja, a parcela paga durante a obra recebeu a correção do INCC e houve a correção da dívida inteira por este índice, como é de praxe. No entanto, ao apurar o saldo devido à construtora aplica o IGPM acumulado do período, fazendo assim com que a dívida naquele momento receba dupla correção, o que é ilegal e provoca um prejuízo enorme ao comprador.

O outro exemplo é a cobrança ilegal de uma Taxa exigida pela construtora quando for pago o valor de entrada do imóvel. Seria a contratação de uma prestação de serviços de assessoria jurídica, como se o comprador houvesse solicitado assessoria jurídica da imobiliária que está vendendo o imóvel. Porém, tal fato nunca ocorreu. É ilegalidade obrigar o comprador a pagar por um serviço que não escolheu só porque está adquirindo o imóvel na imobiliária indicada pela própria construtora. O comprador deverá e poderá contratar profissional de sua confiança e não ser obrigado a remunerar a imobiliária por um serviço não prestado e que na verdade qualquer despesa de corretagem é do vendedor e não do comprador.

O segundo passo é a orientação preventiva por um profissional especializado antes da assinatura do contrato, que mesmo mediante pressão da construtora com os prazos e condições de pagamento, com certeza auxiliará em compra mais segura e com previsibilidade. Portanto, o comprador deve ter muita atenção na hora de comprar e assinar o contrato, caso já tenha assinado, um simples cálculo contábil e capaz de demonstrar a cobrança dupla de índices.



*Dra. Magaly Soana é advogada e sócia do Escritório Rodrigues Soana Advocacia,

[email protected]




Reporte abuso COMPARTILHE No Twitter No Facebook

Todos deste(a) repórter

Publicado pelo(a) Wiki Repórter
Silvia
São Paulo - SP



Faça seu comentário - nome e cidade são obrigatórios
 caracteres restantes
Digite o código para validar o formulario

Trocar imagem
Quero ser inserido sempre que este autor inserir um novo post
Quero ser inserido sempre que um comentários for inserido neste post

Se você é um wiki repórter, faça o login e seu comentário será postado imediatamente.
Caso não seja, seu post entrará na lista de moderação de BrasilWiki!
Use a área de comentários de forma responsável.
BrasilWiki! faz o registro do IP (número gerado pelo computador de acesso à internet) de usuários para se proteger de eventuais abusos.
Ao selecionar acompanhar comentários do post ou post do autor, é obrigatório o preenchimento do campo email e não é necessário fazer o comentário.


©1995 - 2013. Brasil Mídia Digital

jb.com.br