Atualizado 01h22 Sábado, 07 de setembro de 2013   |   Política de privacidade   |   Anuncie   |   Quem somos   |  
Logo JBWiki Logo JB Publicar Conteudo


O JBWiki! é um jornal online participativo, quem escreve é você!

Como funciona
1 Se você já tem cadastro, sua matéria é publicada na hora em pendentes
Cadastre-se
2 Se você não tem cadastro e quer enviar uma matéria, ela só é publicada depois de aprovação
Enviar matéria sem cadastro

Posts com vídeos

Tatuagem (Chico Buarque)
Publicado em 28/02/2012 pelo(a) wiki repórter Júlio Ferreira, Recife-PE
Guantanamera (Los Sabandeños)
Publicado em 28/02/2012 pelo(a) wiki repórter Júlio Ferreira, Recife-PE
O Artista (Trailer Legendado)
Publicado em 28/02/2012 pelo(a) wiki repórter Júlio Ferreira, Recife-PE
Cotidiano

Agiotagem legalizada

1772 acessos - 0 comentários

Publicado em 30/10/2009 pelo(a) Wiki Repórter Viamão Hoje, viamao - RS



Paradoxo da economia: SERASA impede as pessoas de obterem emprego justamente para pagar as contas e sair do SERASA... - Foto: Web

No final dos anos 90, eu trabalhava na RFFSA e devido a privatização fui demitido. Recebi o que tinha direito e procurei pagar minhas contas à vista, para aproveitar a indenização que tinha recebido. Procurei empresas de cartões e lojas e não queriam de forma alguma aceitar valores menores que o total das faturas, com juros astronômicos embutidos. Acredito que na época chegasse a mais de 20% ao mês. Claro que me neguei a fazer isso.

Procurei um advogado amigo para ver se aquilo não era agiotagem, pois certa vez um colega que emprestava dinheiro a juros quase acabou preso, mesmo que as taxas que ele oferecia fossem inferiores ao dos cartões de crédito. Ele me disse que é uma forma de agiotagem legalizada pelo governo e não tinha como fugir disso. Por exemplo, loterias e agiotagem de cartões quando sobram impostos para o Governo, dai não é contravenção; contravenção e cobrar juros ou apostar e não passar parte do lucro para o governo. Essa é a verdade.

Bem, o tempo passou, as dividas foram às alturas, não consegui emprego e colocaram no SPC, SERASA etc, e desta forma, não consegueria de forma alguma emprego. Como poderia pagar então as contas vencidas? Já estas empresas agiotas, que cobram 15% ao mês de juros quando a poupança não chega a 1% continuam agindo, amparadas pelo governo que com certeza deva ganhar alguma beirada nisso.

Pior que praticamente ligam me cobrando quase que semanalmente uma dívida que hoje, 30 de outubro de 2009, passa de R$ 11.000,00. O mais estranho que eles dão um desconto de quase 10.000,00 se for pagar à vista. Então eu não devo estes R$ 11.000,00, o resto é produto de agiotagem.

Como pode o presidente desta nação porca chegar num microfone com a cara mais deslavada e falar que o Brasil é um País serio se eles apóiam a agiotagem, exploração de pessoas sem emprego, fazem ameaças por telefone, nos humilham praticamente chamando-nos de caloteiros se eles mesmo são um bando de ladrões descarados?

Também fiquei sabendo que o tal juros que cobram é justamente para cobrir possíveis inadimplências. Porque quando é uma empresa milionária como algumas TVs que sabemos, o governo injeta milhões para pagarem suas dívidas e até mesmo bilhões? Porque o Lula não faz um projeto para pagar as contas do pobres? Não é por acaso que hoje o Itaú esta a fechar as portas, bem feito. Olha, tenho várias empresas onde me negaram a vaga devido a este problema e deverei entrar numa ação contra essa bandidagem instaurada. Se você está num caso semelhante, faça o mesmo.

Vá nas empresas onde você teve a vaga perdida devido a isso e solicite uma declaração. Depois, basta calcular quanto você teria recebido desta empresa, inclusive computando tempo de serviço, INSS, PIS etc e cobrar destas empresas.



Reporte abuso COMPARTILHE No Twitter No Facebook

Todos deste(a) repórter

Publicado pelo(a) Wiki Repórter
Viamão Hoje
viamao - RS



Faça seu comentário - nome e cidade são obrigatórios
 caracteres restantes
Digite o código para validar o formulario

Trocar imagem
Quero ser inserido sempre que este autor inserir um novo post
Quero ser inserido sempre que um comentários for inserido neste post

Se você é um wiki repórter, faça o login e seu comentário será postado imediatamente.
Caso não seja, seu post entrará na lista de moderação de BrasilWiki!
Use a área de comentários de forma responsável.
BrasilWiki! faz o registro do IP (número gerado pelo computador de acesso à internet) de usuários para se proteger de eventuais abusos.
Ao selecionar acompanhar comentários do post ou post do autor, é obrigatório o preenchimento do campo email e não é necessário fazer o comentário.


©1995 - 2013. Brasil Mídia Digital

jb.com.br