Atualizado 13h19 Sexta, 23 de agosto de 2013   |   Política de privacidade   |   Anuncie   |   Quem somos   |  
Logo JBWiki Logo JB Publicar Conteudo


O JBWiki! é um jornal online participativo, quem escreve é você!

Como funciona
1 Se você já tem cadastro, sua matéria é publicada na hora em pendentes
Cadastre-se
2 Se você não tem cadastro e quer enviar uma matéria, ela só é publicada depois de aprovação
Enviar matéria sem cadastro

Posts com vídeos

Tatuagem (Chico Buarque)
Publicado em 28/02/2012 pelo(a) wiki repórter Júlio Ferreira, Recife-PE
Guantanamera (Los Sabandeños)
Publicado em 28/02/2012 pelo(a) wiki repórter Júlio Ferreira, Recife-PE
O Artista (Trailer Legendado)
Publicado em 28/02/2012 pelo(a) wiki repórter Júlio Ferreira, Recife-PE
Economia

Pão de Açúcar compra o Ponto Frio, e agora José?

1657 acessos - 2 comentários

Publicado em 09/06/2009 pelo(a) Wiki Repórter mktmais.blogspot.com, São Paulo - SP



Número de lojas - Foto: G1
Em estratégia empresarial, para bom entendedor, poucas palavras bastam. Nesse caso, poucas ações bastam. É o que Michael Porter diria sobre a rivalidade do setor. O grupo Pão de Açúcar que, historicamente, era um supermercado, virou um grande varejista. Quem se lembra do Jumbo Eletro? Agora Extra Eletro. E quando você não consegue mais crescer com o que tem, o que você faz? Compra. Foi o que anunciaram hoje (8 de junho de 2009), compraram o Ponto Frio. A intenção é clara, crescer no setor de não-alimentos.

De longe, as grandes redes supermercadistas estão se consolidando cada vez mais como grandes varejistas. Um dos motivos apresentados para a compra foi a localização das lojas do Ponto Frio. Quem deve estar olhando essa competição de perto são as que não se diversificaram e agora se tornaram concorrentes diretas do grupo Pão de Açúcar: Casas Bahia, Magazine Luiza, Insinuante, Ricardo Eletro e companhia. Por que? São 1.055 pontos de venda, abrangência que dá um poder debarganha para qualquer varejista pressionar seus fornecedores. Já estou imaginando a choradeira que deve estar sendo no B2B da indústria.

O que esperar? Não acredito que as lojas se tornem supermercados, mas o modelo de negócio atual do Ponto Frio vem amargando prejuízos operacionais ultimamente. Certamente a aquisição deverá vir com um novo posicionmento da rede de lojas do Ponto Frio no mercado. Enquanto a maioria das varejistas de eletrodomésticos "grita" no mercado de massa com preço baixo e prazos de pagamentos, está aí um grande desafio para os novos donos do Ponto Frio. Talvez um posicionamento ao estilo de imagem da FastShop possa ser uma alternativa.

Especulações à parte, eu tenho uma. Ano que vem o grupo Pão de Açúcar vai fazer uma nova aquisição, de qual setor eu não tenho certeza, mas será de algum segmento varejista. Ou quem sabe, verticalmente, de algum fornecedor.

E o que esperar dos concorrentes atuais? Carrefour e Wal-Mart já mostraram no passado que não gostam de ficar para trás em termos de varejo de alimentos. O Carrefour já possui lojas fora do Brasil que vendem apenas eletrodomésticos e o Wal-Mart quer ganhar a fatia de eletrodomésticos pela internet.

O interessante, para quem acompanha o varejo, é que o grupo Pão de Açúcar faz parte do ranking da Abras e de revistas como a Supermercado Moderno. Com essa aquisição, de duas uma, ou as revistas vão começar a desconsiderar essa informação, ou vão adotar o varejo como tema editorial e começar a falar de Casas Bahia, Lojas Colombo, Insinuante e sabe lá mais o que.

Agora pelo lado do marketing, já pensou se o CRM de todas as lojas do grupo funcionasse? Seria um prato cheio para qualquer empresa em como faturar mais por um longo tempo.


Fonte: G1


Reporte abuso COMPARTILHE No Twitter No Facebook

Todos deste(a) repórter

Publicado pelo(a) Wiki Repórter
mktmais.blogspot.com
São Paulo - SP



Comentários
01
Reporte abuso
Isabela
Curitiba - PR 09/06/2009

Eu fico muito triste com essa notícia. As grandes empresas vão se fundindo transformando-se em MegaEmpresas e nós, consumidores, vamos ficando cada vez mais sem opção e tendo que aceitar os preços impostos por esses grupos.


 
02
Reporte abuso
Romeu Rutz
Canguçu - RS 09/06/2009

Fico feliz por esse negócio, precisamos de um supermercado de médio porte em Canguçu, mesmo sendo uma cidade pequena, é um Município de bom poder aquisitivo, colonos plantadores de fumo, ricos. Só temos minimercados aqui, somos o maior minifundiário do país. Tem muitos aposentados rurais na cidade...


Faça seu comentário - nome e cidade são obrigatórios
 caracteres restantes
Digite o código para validar o formulario

Trocar imagem
Quero ser inserido sempre que este autor inserir um novo post
Quero ser inserido sempre que um comentários for inserido neste post

Se você é um wiki repórter, faça o login e seu comentário será postado imediatamente.
Caso não seja, seu post entrará na lista de moderação de BrasilWiki!
Use a área de comentários de forma responsável.
BrasilWiki! faz o registro do IP (número gerado pelo computador de acesso à internet) de usuários para se proteger de eventuais abusos.
Ao selecionar acompanhar comentários do post ou post do autor, é obrigatório o preenchimento do campo email e não é necessário fazer o comentário.


©1995 - 2013. Brasil Mídia Digital

jb.com.br