Atualizado 13h19 Sexta, 23 de agosto de 2013   |   Política de privacidade   |   Anuncie   |   Quem somos   |  
Logo JBWiki Logo JB Publicar Conteudo


O JBWiki! é um jornal online participativo, quem escreve é você!

Como funciona
1 Se você já tem cadastro, sua matéria é publicada na hora em pendentes
Cadastre-se
2 Se você não tem cadastro e quer enviar uma matéria, ela só é publicada depois de aprovação
Enviar matéria sem cadastro

Posts com vídeos

Tatuagem (Chico Buarque)
Publicado em 28/02/2012 pelo(a) wiki repórter Júlio Ferreira, Recife-PE
Guantanamera (Los Sabandeños)
Publicado em 28/02/2012 pelo(a) wiki repórter Júlio Ferreira, Recife-PE
O Artista (Trailer Legendado)
Publicado em 28/02/2012 pelo(a) wiki repórter Júlio Ferreira, Recife-PE
Economia

Governo mexe na poupança e a bolsa fica contente

666 acessos - 0 comentários

Publicado em 15/05/2009 pelo(a) Wiki Repórter BecoAlm, São Paulo - SP



O Governo decidiu esta semana taxar as aplicações maiores de R$ 50 mil que estão nas cadernetas de poupança, a partir de 2010. Esta tarifação deverá permitir um fluxo maior de investimentos para as bolsas de valores, sejam diretos, ou através de fundos de investimentos. Talvez estejamos assistindo a uma mudança no perfil de investimento do cidadão brasileiro, logicamente não estamos falando da maior parte da população, mas sim da população ativa em investimentos. E segundo as contas do Governo, esta tarifação deverá atingir apenas 10% dos investimentos em caderneta de poupança.


A mudança do perfil de investimento é a migração das aplicações em poupança para os mercados acionários, como fazem as nações mais desenvolvidas, onde a poupança é realizada em ações. Não só é um bom negócio para o investidor como também para as empresas, e para todo o país. O ganho para os investidores vem na forma de dividendos e da valorização das empresas em que eles estão investindo.

Para as empresas é ainda uma possibilidade para captar recursos por um custo menor, e dentro do seu próprio país, sem ter que depender de investidores e financiadores estrangeiros para emitir seus bônus de dívida. E para o Governo, um país com um mercado acionário forte é um país maduro, com visão no futuro e na geração de riqueza para seu povo.

Alguns podem até querer me criticar dizendo que o investidor que tinha poupança em ações perdeu muito dinheiro no ano passado, e que é um risco investir em ações. Sem dúvida é uma aplicação com risco, afinal estamos falando de um mercado que tem o nome de "renda variável". Mas em relação as perdas do ano passado, é só olharmos o período de dez anos para cá, e isso que devemos considerar como prazo de aplicação em poupança, e veremos o quanto que a bolsa rendeu nesse período.

Em 01 de janeiro de 2000 o Ibovespa apontava 15.595 pontos e ontem ele fechou a 49.446 pontos, valorização de 217%, mostrando, sem dúvida, ser um excelente negócio. E não estamos fazendo uma operação de muito longo prazo, pois muitos de nós ainda conseguem lembrar onde estávamos ou o que fazíamos em 2000 com o nosso dinheiro. Ainda que só citei a valorização das ações, sem contar dividendos, juros sobre capital próprio e bonificações que as empresas deram neste período.

Há um tempo atrás contei, aqui mesmo no Agroblog, que abri uma conta para o meu filho na corretora com apenas 3 meses de idade, usando-o como exemplo do quanto acredito no investimento em ações. Eu aplico uma quantia pequena todo mês em sua conta, para construir uma carteira de ações, que ele poderá liquidar aos 18 anos, ou não, dependerá dele. Meu filho tem hoje um ano e sete meses, e neste período pegamos o auge da crise, mas também os 74 mil pontos, e em todos estes períodos eu estou comprando ações para ele, buscando criar um patrimônio em bolsa.

Espero poder contar, daqui a 16 anos, o resultado desta experiência, que acredito ser a melhor opção para pais como eu, que se preocupam em investir no futuro de seus filhos.

Bons negócios a todos.
Por Fernando Penteado

Fonte

Texto transcrito de www.agroblog.com.br


Reporte abuso COMPARTILHE No Twitter No Facebook

Todos deste(a) repórter

Publicado pelo(a) Wiki Repórter
BecoAlm
São Paulo - SP



Faça seu comentário - nome e cidade são obrigatórios
 caracteres restantes
Digite o código para validar o formulario

Trocar imagem
Quero ser inserido sempre que este autor inserir um novo post
Quero ser inserido sempre que um comentários for inserido neste post

Se você é um wiki repórter, faça o login e seu comentário será postado imediatamente.
Caso não seja, seu post entrará na lista de moderação de BrasilWiki!
Use a área de comentários de forma responsável.
BrasilWiki! faz o registro do IP (número gerado pelo computador de acesso à internet) de usuários para se proteger de eventuais abusos.
Ao selecionar acompanhar comentários do post ou post do autor, é obrigatório o preenchimento do campo email e não é necessário fazer o comentário.


©1995 - 2013. Brasil Mídia Digital

jb.com.br