Atualizado 13h19 Sexta, 23 de agosto de 2013   |   Política de privacidade   |   Anuncie   |   Quem somos   |  
Logo JBWiki Logo JB Publicar Conteudo


O JBWiki! é um jornal online participativo, quem escreve é você!

Como funciona
1 Se você já tem cadastro, sua matéria é publicada na hora em pendentes
Cadastre-se
2 Se você não tem cadastro e quer enviar uma matéria, ela só é publicada depois de aprovação
Enviar matéria sem cadastro

Posts com vídeos

Tatuagem (Chico Buarque)
Publicado em 28/02/2012 pelo(a) wiki repórter Júlio Ferreira, Recife-PE
Guantanamera (Los Sabandeños)
Publicado em 28/02/2012 pelo(a) wiki repórter Júlio Ferreira, Recife-PE
O Artista (Trailer Legendado)
Publicado em 28/02/2012 pelo(a) wiki repórter Júlio Ferreira, Recife-PE
Economia

Feiras e eventos como termômetros da economia

683 acessos - 0 comentários

Publicado em 09/05/2009 pelo(a) Wiki Repórter BecoAlm, São Paulo - SP



Nas duas últimas semanas realizei um tour, passando por uma grande feira, uma exposição e um seminário, e vou contar um pouco para vocês sobre a minha impressão sobre os diversos setores da economia que estavam presentes nestes eventos.

Para quem não sabe, na minha empresa, uma corretora de valores localizada no interior de São Paulo, possuímos um setor que trabalha exclusivamente com clientes na área de agropecuária, onde realizamos negócios focados no importante mercado futuro agrícola, que considerando o volume, ainda é insípido no país.

Por causa deste envolvimento com o agronegócio, iniciei meu tour pela famosa Agrishow, em Ribeirão Preto, interior de São Paulo, que este ano foi surpreendentemente esvaziada pela decisão das cinco maiores montadoras de tratores de não participarem do evento, em razão de divergências com a organização da feira em função de custos de estandes etc. Até entendo a razão das montadoras, que assistem diariamente suas matrizes pedirem dinheiro para acertar as contas lá fora, apesar das vendas ainda estarem razoavelmente bem aqui no país. Mas sem entrar muito no mérito da questão, a Agrishow estava fria, gelada, ou melhor, congelante, e mostrou que realmente o que público quer ver são stands com grandes máquinas e um show de tecnologia. Segundo os bancos que financiam as máquinas, a queda no número de visitantes foi de aproximadamente 43% em relação ao ano passado. Um número que fará os organizadores pensarem muito bem antes de planejar a feira do próximo ano.

Minha próxima parada foi a Expozebu, em Uberaba, interior de Minas Gerais. Esta sim, que exposição! Tenho até vergonha em dizer que foi a minha primeira vez na Expozebu, pois fiquei impressionado com o parque, com os leilões, e com a infra-estrutura da pecuária, sem contar com a presença maciça de estrangeiros, que nos leilões em que estive presente fizeram compras significativas. Os leilões tiveram, obviamente, uma queda considerável em relação ao ano passado, mas ainda podemos ver lances estratosféricos por animais de elite. Para mim, estes leilões sempre foram uma grande troca de figurinhas, mas como espetáculo e resultado em valores expressivos, eles cumprem muito bem a função.

Em seguida fui para a capital paulista, participar do Seminário de Perspectivas do Agribusiness 2009-2010. O que vi foi um evento ainda mais prestigiado que nos outros anos, com participação em peso de importantes fazendeiros e empresários do meio rural de todo o país. A crise realmente faz com que as pessoas busquem mais informações. Durante o evento tivemos a presença do Ministro da Agricultura, Reinhold Stephanes, que demonstrou a sua vontade em resolver principalmente o problema das zonas ambientais. Meu companheiro de Agroblog, Rangel Rodrigues, é quem vai ter bastante trabalho com as mudanças que o Ministro pretende colocar em prática. Mas ele foi enfático ao afirmar que quer uma discussão técnico-científica, e nada de "balelas" ambientalistas. Vamos ver se ele terá pulso para resolver esta questão polêmica.

Encerrada a minha turnê agropecuária, volto para casa com diferentes impressões de tudo que vi. Na minha primeira parada, na Agrishow, vejo que a agricultura mostra-se ligeiramente pessimista neste momento de crise, apesar de situação atípica da feira neste ano. Já na Expozebu, pareceu-me que as coisas continuam bem na pecuária de elite, apesar dos valores um pouco menores praticados nos leilões, o que não deixa de ser um reflexo positivo da economia, já que boa parte dos compradores é formada por empresários que fazem da pecuária um hobby, e se eles conseguem manter esta atividade funcionando, é porque as suas empresas também estão driblando a crise. E na última parada, no Seminário de Perspectivas do Agribusiness 2009-2010, economistas demonstraram opiniões diversas sobre o avanço da crise, mas todos concordam que a crise pode estar ficando para trás, mas acima de tudo, que se o Brasil conseguir corrigir os seus problemas localizados principalmente no setor institucional, seremos uma nação líder desta nova era que está começando.


Bons negócios a todos.


Por Fernando Penteado

Fonte
Texto transcrito de
www.agroblog.com.br

Reporte abuso COMPARTILHE No Twitter No Facebook

Todos deste(a) repórter

Publicado pelo(a) Wiki Repórter
BecoAlm
São Paulo - SP



Faça seu comentário - nome e cidade são obrigatórios
 caracteres restantes
Digite o código para validar o formulario

Trocar imagem
Quero ser inserido sempre que este autor inserir um novo post
Quero ser inserido sempre que um comentários for inserido neste post

Se você é um wiki repórter, faça o login e seu comentário será postado imediatamente.
Caso não seja, seu post entrará na lista de moderação de BrasilWiki!
Use a área de comentários de forma responsável.
BrasilWiki! faz o registro do IP (número gerado pelo computador de acesso à internet) de usuários para se proteger de eventuais abusos.
Ao selecionar acompanhar comentários do post ou post do autor, é obrigatório o preenchimento do campo email e não é necessário fazer o comentário.


©1995 - 2013. Brasil Mídia Digital

jb.com.br