Atualizado 13h19 Sexta, 23 de agosto de 2013   |   Política de privacidade   |   Anuncie   |   Quem somos   |  
Logo JBWiki Logo JB Publicar Conteudo


O JBWiki! é um jornal online participativo, quem escreve é você!

Como funciona
1 Se você já tem cadastro, sua matéria é publicada na hora em pendentes
Cadastre-se
2 Se você não tem cadastro e quer enviar uma matéria, ela só é publicada depois de aprovação
Enviar matéria sem cadastro

Posts com vídeos

Tatuagem (Chico Buarque)
Publicado em 28/02/2012 pelo(a) wiki repórter Júlio Ferreira, Recife-PE
Guantanamera (Los Sabandeños)
Publicado em 28/02/2012 pelo(a) wiki repórter Júlio Ferreira, Recife-PE
O Artista (Trailer Legendado)
Publicado em 28/02/2012 pelo(a) wiki repórter Júlio Ferreira, Recife-PE
Economia

A verdade sobre a gripe suína

1447 acessos - 1 comentários

Publicado em 07/05/2009 pelo(a) Wiki Repórter mirna_cavalcanti_de_albuquerque, Rio de Janeiro - RJ



Tendo em vista a relevância  da matéria e estando a surgir notícias as mais diversas em todos os meios de comunicação, posto  a informação que hoje recebi da AVAAZ , por intermédio de Alice, Pascal, Graziela, Paul, Brett, Ben, Ricken, Iain, Paula, Luis, Raj, Margaret, Taren e toda a equipe  dessa organização .  

Lembro, por óbvio, que tratar dos efeitos sem sanar as causas, só trará benefícios aos grandes laboratórios. Laboratórios esses, que estão cada vez mais ricos, à custa dos doentes obrigados a ingerir remédios para manter a saúde ou continuar vivos. Formam  tais laboratórios um mega comércio internacional que, muitas das vezes, impedem até mesmo o avanço da ciência para a descoberta da cura de muitas doenças.
   
Para ilustrar o que escrevi, faço aqui um parêntese para indicar a leitura de um livro : "O fator homocisteína" (Ed.Vozes). O autor é um médico americano , hematologista, que, em suas pesquisas, descobriu há alguns anos que os cérebros dissecados dos doentes de Alzheimer continham uma quantidade anormal de homocisteína . Tentou ele publicar e difundir o resultado de seus estudos em benefício dos doentes, pois a cura - ou melhor, a prevenção daquela doença poderia ocorrer da forma mais simples possível: com a ingestão de alimentos que contivessem ácido fólico.

Pois bem: foi demitido da universidade onde era professor , não conseguindo obter emprego em nenhuma outra universidade por alguns anos . Passado  esse tempo, afinal , deram-lhe razão e foi chamado pela universidade a lecionar novamente.
Foram os laboratórios, em sua ânsia desmedida por dinheiro, que tornaram sua vida , durante aquele período um verdadeiro inferno: despedido , desacreditado pela comunidade médica, humilhado, vindo até mesmo a perder a casa onde morava com a família.  

Há ainda, ao fim desta postagem, a indicação de sites outros onde os leitores poderão obter mais informações. Por outro lado, os que concordarem com o que aqui está exposto e quiserem colaborar no sentido de ajudar a AVAAZ  a obter o número de assinaturas necessárias para que possam agir junto aos órgãos responsáveis, podem fazê-lo,como abaixo explicam seus representantes .    

Para os leitores que a desconhecem, "A Avaaz.org é uma comunidade de cidadãos de todo o mundo, enfrentando as grandes questões do mundo atual. Nossa meta é garantir que as opiniões e os valores da população mundial sejam a base para as decisões internacionais. Os membros da Avaaz.org atuam em prol de um mundo mais justo e pacífico e de uma globalização mais humana."  http://relatividade.wordpress.com/2007/05/03/avaazorg-por-uma-mobilizacao-mundial/  

Mirna Cavalcanti de Albuquerque Pinto da Cunha  


Ninguém sabe ainda se a gripe suína vai se tornar uma pandemia mundial, mas está ficando cada vez mais claro de onde ela veio: muito provavelmente de uma gigantesca fazenda industrial de criação de suínos mantida por uma corporação multinacional americana em Veracruz, México.


Essas fazendas industriais são repulsivas e perigosas e se multiplicam rapidamente. Milhares de porcos são brutalmente comprimidos para dentro de celeiros imundos e recebem um jato com um coquetel de drogas, pondo em risco sanitário mais do que simplesmente nossa alimentação. Esses animais e suas lagoas de estrume criam as condições ideais para gerar novos e perigosos vírus como o da gripe suína.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) e a Organização para a Agricultura e Alimentação (FAO) precisam investigar e criar mecanismos de controle para essas fazendas a fim de proteger a saúde do mundo.


Grandes empresas de agronegócio tentarão obstruir qualquer tentativa de reforma, então precisamos de um protesto em massa que as autoridades de saúde não possam ignorar. Inclua seu nome neste abaixo-assinado pedindo uma investigação e controle de fazendas industriais e divulgue-o entre seus amigos e familiares, que nós o entregaremos aos órgãos da ONU. Se conseguirmos 200.000 assinaturas, entregaremos o abaixo-assinado à OMS, em Genebra, juntamente com um rebanho de porcos de papelão. Para cada 1000 assinaturas, acrescentaremos um porco ao rebanho:


http://www.avaaz.org/po/swine_flu_pandemic


Na semana passada, a gripe era o único assunto: o México tem estado quase em paralisia e em todo o mundo as autoridades suspenderam o tráfego aéreo, baniram as importações de carne de porco e iniciaram drásticas medidas de controle para atenuar a propagação do vírus. Enquanto a ameaça mostra sinais de apaziguamento, a questão se desloca para a origem e o modo de conter outro surto.


A Smithfield Corporation, maior produtor de suínos do mundo, cuja fazenda está sendo apontada como fonte do surto do vírus H1N1, nega qualquer ligação entre seus porcos e a gripe, enquanto grandes empresas de agronegócio em todo o mundo gastam enormes quantias de dinheiro em pesquisas para comprovar que a biossegurança é garantida na produção industrial de suínos.

Porém, há anos a OMS tem dito que "uma nova pandemia é inevitável" e os especialistas da Comissão Europeia e da FAO têm alertado que a rápida transformação de pequenas propriedades em locais de produção industrial de porcos aumenta o risco de geração e transmissão de epidemias de doenças. Os Centros de Controle e Prevenção de Doenças dos EUA alertam que os cientistas ainda não conhecem todos os efeitos que os compostos contagiosos produzidos em fazendas industriais têm sobre a saúde humana.


Há inúmeros estudos sobre as condições atrozes em que vivem os porcos nesses ambientes de produção concentrada e de grande escala, e sobre o devastador impacto econômico da produção excessiva e de grande escala sobre as comunidades de pequenos agricultores. A própria Smithfield já foi multada em $12,6 milhões e atualmente é alvo de uma investigação do governo americano devido a danos tóxicos causados por lagos de excrementos de porcos ao meio ambiente.


Porém, mesmo com todos esses indícios de danos, a combinação do aumento do consumo mundial de carne e de uma indústria poderosa motivada pelo lucro às custas da saúde humana significa que em vez de serem encerradas, as operações nocivas dessas fazendas industriais estão se multiplicando em todo o mundo, subsidiadas por nós mesmos.

No rastro dessa ameaça da gripe suína, vamos fazer com que os produtores industriais de suínos assumam sua responsabilidade. Inclua seu nome no abaixo-assinado para pedir investigação e controle:


http://www.avaaz.org/po/swine_flu_pandemic


Se dermos fim a essa crise sanitária mundial com coragem reavaliando nosso padrão de consumo e produção de alimentos e pedindo urgentemente um estudo sobre o impacto de fazendas industriais sobre a saúde humana, poderíamos criar regras severas de controle dessas fazendas que salvarão a população mundial de uma futura pandemia mortal de origem animal.

http://www.avaaz.org/po/swine_flu_pandemic


Leia mais:

BBC Brasil (28 de abril de 2009) -- "FAO investigará fazendas onde pode ter surgido gripe suína"

http://www.bbc.co.uk/portuguese/noticias/2009/04/090428_faogripe_ba.shtml


Estadao.com.br (28 de abril de 2009)-- "Gripe suína pode ter surgido em vila mexicana perto de granja"

http://www.estadao.com.br/noticias/vidae,gripe-suina-pode-ter-surgido-em-vila-mexicana-perto-de-granja,361806,0.htm


Blog da Terra (27 de abril de 2009) -- "FAO procura focos de novo vírus em criação de porcos"

http://blogdaterra.com.br/2009/04/27/fao-procura-focos-de-novo-virus-em-criacao-de-porcos/


Reporte abuso COMPARTILHE No Twitter No Facebook

Todos deste(a) repórter

Publicado pelo(a) Wiki Repórter
mirna_cavalcanti_de_albuquerque
Rio de Janeiro - RJ



Comentários
01
Reporte abuso
nois é nois
nois--sempre metendo á colher!! 07/05/2009

O mundo sofre com epidemias, pandemias, e mais uma série de "mias", pela culpa única do homem. Gripe espanhola ceifou milhões de vidas; gripe Asiática, gripe comum-idem. Como disse certa vez o doutor Dráuzio Varella "apregoam tanto sobre o avanço da medicina e ainda não conseguimos deter o vírus da gripe"!! O doutor correu certo risco de retaliação por parte destes mesmos "urubus" de plantão, donos de grandes indústrias farmacêuticas: "o interesse maior não é com a epidemia, mas quanto vamos faturar com a mesma"!! Na visão dos urubus, somos apenas e tão somente números. Legal mesmo, pelo menos desabafei. Comentário bem Caboclo, erro por excesso, mas nunca por OMISSÃO! Fui, sayonara. ""nois""


Faça seu comentário - nome e cidade são obrigatórios
 caracteres restantes
Digite o código para validar o formulario

Trocar imagem
Quero ser inserido sempre que este autor inserir um novo post
Quero ser inserido sempre que um comentários for inserido neste post

Se você é um wiki repórter, faça o login e seu comentário será postado imediatamente.
Caso não seja, seu post entrará na lista de moderação de BrasilWiki!
Use a área de comentários de forma responsável.
BrasilWiki! faz o registro do IP (número gerado pelo computador de acesso à internet) de usuários para se proteger de eventuais abusos.
Ao selecionar acompanhar comentários do post ou post do autor, é obrigatório o preenchimento do campo email e não é necessário fazer o comentário.


©1995 - 2013. Brasil Mídia Digital

jb.com.br