Atualizado 13h13 Sexta, 31 de outubro de 2014   |   Política de privacidade   |   Anuncie   |   Quem somos   |  
Logo JBWiki Logo JB Publicar Conteudo


O JBWiki! é um jornal online participativo, quem escreve é você!

Como funciona
1 Se você já tem cadastro, sua matéria é publicada na hora em pendentes
Cadastre-se
2 Se você não tem cadastro e quer enviar uma matéria, ela só é publicada depois de aprovação
Enviar matéria sem cadastro

Posts com vídeos

Tatuagem (Chico Buarque)
Publicado em 28/02/2012 pelo(a) wiki repórter Júlio Ferreira, Recife-PE
Guantanamera (Los Sabandeños)
Publicado em 28/02/2012 pelo(a) wiki repórter Júlio Ferreira, Recife-PE
O Artista (Trailer Legendado)
Publicado em 28/02/2012 pelo(a) wiki repórter Júlio Ferreira, Recife-PE
Cotidiano

A questão da diversidade racial no Brasil

12264 acessos - 10 comentários

Publicado em 06/06/2008 pelo(a) Wiki Repórter AuriVerde, Rio de Janeiro - RJ



Por Rafael Antonio

É de conhecimento da maior parte dos brasileiros que o Brasil possui como características acentuadas a sua "multirracialidade" e "multiculturalidade". Estas características, para alguns, é que torna delicada a definição do Brasil como nação, pois não possui a homogeneidade convencional de outras nações. É necessária uma análise da história brasileira para podermos entender essa idéia.

Devido ao desenvolvimento europeu, principalmente de países de etnia anglo-saxão, no século XIX passou-se a acreditar que tal etnia ou raça fosse superior, influenciando inclusive autores e políticos brasileiros. Como cita o autor João Camilo Torres em seu livro
A Realidade Brasileira: "Em 28 de julho de 1921, Andrade e Cincinato Braga propuseram ao congresso um projeto cujo artigo 1º dispunha: ‘Fica proibida no Brasil a imigração de indivíduos humanos das raças de cor preta’. Dois anos depois, a 22 de outubro, o deputado mineiro Fidélis Reis apresentava outro projeto relativo á entrada de imigrantes".

Era, então, uma tentativa de "branquear" a nação brasileira a fim de alcançar a homogeneidade racial. Outra tentativa ocorreu durante o Estado Novo dirigido por Getúlio Vargas. Na mesma época, com Gilberto Freire, os brasileiros passaram, então, a acreditar que não era vergonha a miscigenação. O quadro um tanto "sui generis" da nação brasileira, com a sua heterogeneidade, não nos torna uma "não-nação", isto é: apenas pátria e não um povo com origem, idioma, costumes, tradições em comum e com uma etnia brasileira.

Parte da culpa pelo lento progresso brasileiro em direção á síntese nacional, por disseminar a idéia de que o Brasil não é uma nação, tem sido atribuída às classes dirigentes, como escreveu Robert A. Hayes em seu livro
A Nação Armada, quando cita o Prof. Honório Rodrigues: "O Prof. Honório Rodrigues responsabiliza o historiador Francisco Adolfo de Varnhagen por ter desempenhado um papel importante nesta situação. Consta que Varnhagen era um elitista que ‘atribuía uma pequena importância ao homem comum que, no entanto, era o verdadeiro artífice do desenvolvimento material do país e de seu caráter nacional. [...] Segundo Varnhagen, as características básicas da massa do povo eram constituídas pelos piores traços das três raças - ‘a cobiça do português, a sensualidade do negro e indolência do índio’. [...] Enquanto a elite era apresentada como ‘capaz, elegante, eficiente, brilhante, esperançosa - impedida de progredir pelo hoi polloi".

A problemática da heterogeneidade da nação brasileira, não constitui obstáculo para a busca da homogeneidade e nem mesmo nos torna uma "não-nação". Estamos caminhando em direção á síntese nacional, porém em ritmo lento. O maior empecilho para alcançarmos essa síntese e a integração nacional reside no desprezo das classes dirigentes pelo homem comum, como visto anteriormente. As classes dirigentes brasileiras possuem uma acomodação e um egoísmo fruto do neoliberalismo e desse capitalismo selvagem que provoca e desesperança os mais pobres.

Fonte
http://www.integralismorio.org/auriverde/arquivo/2008/060608.htm


Todos deste(a) repórter

Publicado pelo(a) Wiki Repórter
AuriVerde
Rio de Janeiro - RJ



Comentários
01
Reporte abuso
paulo henrique
itapajé 13/10/2011

esse texto é ridiculo
de massssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssss


 
02
Reporte abuso
Beatriz
salvador 20/07/2011

Rapaz eu acho que essse texto ñ tem nada a ver com diversidade racial muito menos preconseito acho que tem nada com nada ou pelo menos muitas informações diferentes expostas no mesmo texto.


 
03
Reporte abuso
julia
barraquex 26/05/2011

xato nao da pra entender nada


 
04
Reporte abuso
ivan junior
crato 18/05/2011

nada


 
05
Reporte abuso
gustavo
recife 02/11/2010

Babaquice. O que tem a ver neoliberalismo e capitalismo selvagem a ver com preconceito racial? Por acaso nos paises comunistas não havia ou não há preconceitos?


 
06
Reporte abuso
Maria
pedro leopoldo 19/10/2009

JOIA!! Lindoooooooo


 
07
Reporte abuso
Luiz
São Paulo 17/11/2008

O mal do mundo é que todos estão certos. Sou mestiço, como a maioria que aqui se apresenta. Deveríamos olhar nossos "buracos" antes de falar do rasgo do próximo. Somos farinha do mesmo saco, queiram ou não queiram, o mundo nos odeia por sermos brasileiros. Babaquinha quem pensa ser diferente, aproveita o proximo Boing e caia fora. Vai ser peão nos EUA ou Europa.


 
08
Reporte abuso
alex kriczek
Recife 11/06/2008

Srs. Racistas - Fernando e Domingos - É lamentável que ainda existam pessoas que pensem assim como vocês. O nosso País é tão bonito, tão rico em cultura. O problema é daqueles que se encontram no poder. Eles querem manter o poder dividindo o País e o povo. Isso já havia sido denunciado há mais de setenta anos por um dos maiores brasileiros que essa terra pariu - Plínio Salgado. Ele pregou que a união de todos pode elevar a nação brasileira a ser a maior do planeta. Criou o INTEGRALISMO, que é a união de todos os brasileiros, lutando contra a burguesia e o capitalismo desenfreado. Onde cada um deveria olhar o outro como seu irmão e ajudar os necessitados. Pensem nisso queridos RACISTAS, e se não for a praia de vocÊs, vão morar no estado de IDAHO, nos EUA. Lá existe um grupo denomindado NAÇÃO ARIANA, e talvez vocÊs se sintam bem lá, com gente loira, de olhos azuis e com graves problemas mentais.


 
09
Reporte abuso
Fernando
Belo Horizonte 06/06/2008

A história nos mostra que a decadência de povos e nações se deve sempre à miscigenação. Esse crime racial só favorece os elementos menos favorecidos e menos capazes da sociedade, em detrimento dos indivíduos mais fortes, inteligentes e capazes. Por outro lado, representa o interesse de alguns representantes de elites, que querem apenas dominar. Indivíduos fracos, mentalmente inferiores e sem identidade alguma são facilmente escravizados. Apresento a vocês a praga sionista, há muito instalada em nossa sociedade, pregando essa nova ordem mundial, sem valores à moral, à família e aos bons costumes. Minando lentamente a civilização que conhecemos, e que a muito deixou de ser devidamente "civilizada".


 
10
Reporte abuso
Domingos
Florianopolis 06/06/2008

É verdade que o Brasil como um todo tem varias raças misturadas, também costumes distintos, pensamentos e atitudes diversas. Isso creio, é diversidade demais, porque cada um quer uma coisa e ninguém pensa no outro, até porque os outros são diferentes e querem coisas diferentes. Logo, cada um olha o seu próprio interesse e NADA no Brasil serve no País inteiro, isso não é um País de um povo, é uma Torre de Babel, sem harmonia nem liderança!!!!!!! Enfim, salve-se quem puder!!!


Faça seu comentário - nome e cidade são obrigatórios
 caracteres restantes
Digite o código para validar o formulario

Trocar imagem
Quero ser inserido sempre que este autor inserir um novo post
Quero ser inserido sempre que um comentários for inserido neste post

Se você é um wiki repórter, faça o login e seu comentário será postado imediatamente.
Caso não seja, seu post entrará na lista de moderação de BrasilWiki!
Use a área de comentários de forma responsável.
BrasilWiki! faz o registro do IP (número gerado pelo computador de acesso à internet) de usuários para se proteger de eventuais abusos.
Ao selecionar acompanhar comentários do post ou post do autor, é obrigatório o preenchimento do campo email e não é necessário fazer o comentário.


©1995 - 2014. Brasil Mídia Digital

jb.com.br