Atualizado 13h49 Sábado, 27 de maio de 2017   |   Política de privacidade   |   Anuncie   |   Quem somos   |  
Logo JBWiki Logo JB Publicar Conteudo


O JBWiki! é um jornal online participativo, quem escreve é você!

Como funciona
1 Se você já tem cadastro, sua matéria é publicada na hora em pendentes
Cadastre-se
2 Se você não tem cadastro e quer enviar uma matéria, ela só é publicada depois de aprovação
Enviar matéria sem cadastro

Posts com vídeos

PENDENTES - MATÉRIAS QUE OS EDITORES AINDA NÃO LERAM

Nutrição saudável também se aprende na escola

83 acessos - 0 comentários

Publicado em 31/03/2017 pelo(a) Wiki Repórter RM, rio de janeiro - RJ



As crianças, desde o maternal, passam por períodos de experimentação de alimentos. - Foto: Divulgação / Centro Educacional Miraflores
Centro Educacional Miraflores reforça os benefícios da nutrição no desenvolvimento infantil

Para combater a obesidade infantil, que já é uma epidemia mundial, o Centro Educacional Miraflores usa a sensibilização dos alunos como instrumento para introduzir uma alimentação saudável e para a manutenção desse novo hábito no cotidiano. Com a proximidade do Dia Nacional da Nutrição, em 31 de março, a escola programou atividades especiais para reforçar estes benefícios.

Durante esta semana, o colégio leva os alunos do ensino infantil às compras! Eles vão ao mercado selecionar algumas hortaliças para o preparo das saladas servidas no almoço. “Envolvê-los em todo o processo é uma excelente oportunidade de se melhorar a aceitação dos alimentos”, explica a nutricionista Anna Paula Carvalho.

Como missão, os alunos deverão escolher um alimento folhoso e no mínimo duas hortaliças de cores diferentes, como cenoura, beterraba e tomate, por exemplo. A ideia é estimular a as combinações de nutrientes distintos e importantes para o metabolismo.

Já as crianças do berçário e maternal vão explorar o lado sensorial das cores dos alimentos. Elas aprendem, por exemplo, sobre o amarelo da banana e o vermelho da melancia. “Atividades simples como está têm a função direta de despertar um novo olhar para a alimentação além de trabalhar os conteúdos pedagógicos. Tais práticas funcionam muito bem nessa faixa etária”, conta Anna Paula.

Com a melancia, além de abordar a nutrição saudável, o Miraflores associa a questão dos alimentos ricos em água. Assim, a escola integra conteúdos que vêm sendo trabalhados durante o ano.

As atividades nutricionais executadas nos diversos segmentos têm a função de formar hábitos alimentares saudáveis. Com esse objetivo, os conhecimentos apresentados em sala de aula são repassados para as famílias em conteúdos elaborados pelos alunos e em circulares periódicas do setor de nutrição, encaminhadas por meio do aplicativo do colégio.

Anna Paula explica que o objetivo das atividades sobre nutrição é o “de despertar a curiosidade em relação à alimentação saudável, aumentar as possibilidades de experimentar novos sabores, texturas e combinações de alimentos, além de fornecer informações relevantes para saúde da criança e da família”.


Novos alimentos desde cedo

As crianças, desde o maternal, passam por períodos de experimentação de alimentos como brócolis, ervilha verde, uva, pera, alface e espinafre. Os cardápios são pensados estrategicamente para estimular o consumo durante as refeições.

“É muito importante que haja adesão das crianças, já que esses alimentos são essenciais para uma boa saúde”, destaca Anna Paula. A nutricionista do Miraflores lembra que os folhosos verde-escuros, como espinafre, agrião, couve e brócolis, são potentes antioxidantes. “Eles auxiliam na prevenção da hipertensão e de doenças cardíacas, além de prevenir osteoporose e anemia”, explica.

O consumo regular desses vegetais também proporciona um crescimento adequado e auxilia no bom desempenho das atividades esportivas devido à alta quantidade de minerais contidos neles, como ferro, zinco e magnésio.

A nutricionista reforça que “o que as crianças aprendem e experimentam na escola é compartilhado com os pais, para que estes alimentos continuem sendo consumidos em casa”.


A doçura excessiva dos nossos dias

O consumo excessivo do açúcar também entra na pauta. A escola programou uma roda de conversas sobre ao malefícios desse hábito e os alunos montarão um painel com a quantidade de açúcar presente em diversas bebidas, como refrigerante, mate industrializado, suco de caixinha, iogurte, suco natural, água, entre outras.

Anna Paula destaca a importância do impacto visual desta atividade para os alunos. A nutricionista explica que eles usarão uma balança para pesar a quantidade exata de açúcar que compõe cada bebida para montar os painéis comparativos.


Dados das Nações Unidas sobre obesidade

De acordo com relatório “Panorama da Segurança Alimentar e Nutricional na América Latina e Caribe”, divulgado no início do ano pela Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO) e pela Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS), mais da metade da população brasileira está com sobrepeso e a obesidade já atinge a 20% das pessoas adultas.

O sobrepeso em adultos passou de 51,1% em 2010, para 54,1% em 2014. A tendência de aumento também foi registrada na avaliação nacional da obesidade. Em 2010, 17,8% da população era obesa; em 2014, o índice chegou aos 20%, sendo a maior prevalência entre as mulheres, 22,7%. Outro dado do relatório é o aumento do sobrepeso infantil. Estima-se que 7,3% das crianças menores de cinco anos estão acima do peso, sendo as meninas as mais afetadas, 7,7%.

O excesso de peso tem aumentado em toda a América Latina e Caribe, com grande impacto na vida das crianças. De acordo com a Organização Pan-Americana da Saúde/Organização Mundial da Saúde (OPAS/OMS), a prevalência de meninas e meninos menores de 5 anos com sobrepeso e obesidade aumentou nos últimos 15 anos, afetando atualmente 3,9 milhões de crianças da região. Destas, 2,5 milhões vivem na América do Sul.


Todos deste(a) repórter

Publicado pelo(a) Wiki Repórter
RM
rio de janeiro - RJ



Faça seu comentário - nome e cidade são obrigatórios
 caracteres restantes
Digite o código para validar o formulario

Trocar imagem
Quero ser inserido sempre que este autor inserir um novo post
Quero ser inserido sempre que um comentários for inserido neste post

Se você é um wiki repórter, faça o login e seu comentário será postado imediatamente.
Caso não seja, seu post entrará na lista de moderação de BrasilWiki!
Use a área de comentários de forma responsável.
BrasilWiki! faz o registro do IP (número gerado pelo computador de acesso à internet) de usuários para se proteger de eventuais abusos.
Ao selecionar acompanhar comentários do post ou post do autor, é obrigatório o preenchimento do campo email e não é necessário fazer o comentário.


©1995 - 2017. Brasil Mídia Digital

jb.com.br